O moodboard é uma ferramenta amplamente utilizada por designers e arquitetos nos momentos de compor ambientes. Ele nada mais é do que um painel de estilo construído a partir de recortes de imagens, retalhos de acabamentos e pedaços de tecidos, a fim de proporcionar uma amostra da atmosfera final do espaço. Mas como criar um moodboard eficiente?
1 – Veja o passo a passo:
Defina o estilo que você mais se identifica e construa seu moodboard a partir dele.
2 – Busque inspiração:
Se jogue na internet! Procure referências, ambientes e materiais que te ajudem na tarefa.
3 – Eleja alguns padrões e cores principais:
Saiba quais são as suas prioridades e o que não pode faltar no seu ambiente.
4 – Saiba o que você não quer incluir:
Antes de saber o que você quer, é importante ter certeza do que você não quer em seu projeto.
Confira os principais moodboards da Favorita Interni e inspire-se para construir o seu:
Clássico

Neste moodboard Clássico é possível identificar elementos tradicionais da arquitetura, como a madeira, pedras e acabamentos sóbrios. Para quem tem afinidade com ambientes sofisticados, esta é a escolha certa. No Clássico, é sempre possível acrescentar novas peças ao painel e conectá-lo ainda mais aos seus desejos.
Moderno

Sem dúvidas, o Estilo Moderno é o queridinho do design de interiores. Ele mescla a simplicidade dos elementos com a elegância e o requinte dos acabamentos. Ao contrário do moodboard Clássico, ele traz linhas retas e combinações mais ousadas e que desafiam a criatividade. Aqui as cores neutras se combinam perfeitamente com acabamentos com texturas diferenciadas como Street e Carbono, e laccas metalizadas.
Vintage

O Vintage ganhou popularidade nos últimos anos justamente por sua atmosfera nostálgica, e o seu moodboard evidencia estas escolhas. Os materiais possuem um ar romântico e leve. A paleta de cores, predominantemente clara, oferece possibilidades que podem ser amplamente exploradas dentro do estilo.
Natural

O moodboard do Estilo Natural transmite equilíbrio visual, justamente por apresentar elementos em sua forma orgânica, como a madeira e os tecidos fibrosos. Um ar rústico também pode ser percebido através da composição.
Gostou da ideia? Faça um orçamento com a gente e ajudaremos com seu moodboard.